Dicas de português para passar em concursos públicos

Por Diogo Arrais* | Foto: Shutterstock

Com a suposta crise dos concursos públicos, alguns candidatos têm me procurado com os seguintes questionamentos: Que fazer agora? Como estudar? Por mais que um ou outro concurso não seja autorizado pelo Governo, não há possibilidade de extinção dos processos seletivos. A questão é ficar antenado e preparar um calendário de estudos para o próximo ano. Afastar-se de curso preparatório é um grande risco.

Na vida de um atleta profissional, por exemplo, é levada em consideração a seguinte estrutura: técnico, academia, equipamento de treino e competição, nutrição, patrocinadores, planilha de treino semanal, calendário de competições.

Somam-se a isso recuperação muscular, psicológica e o sono proveitoso. Geralmente, peço para que o concursando reflita sobre essa rotina de um atleta profissional e procure planejar um ano com bons resultados. Com a carreira definida, é fundamental ter o seguinte (para o bom desempenho em Língua Portuguesa):

 

*DIOGO ARRAIS é professor de Língua Portuguesa do Centro Preparatório Jurídico (www.portalcpjur.com.br) e autor gramatical pela Editora Saraiva.

Revista Visão Jurídica Ed. 126 → compre aqui