Pensando em abrir a sua empresa? Confira nossas dicas de empreendedorismo

Veja as sugestões de Eduardo L'Hotellier para abrir seu próprio negócio e driblar a crise

Por Caroline Svitras | Foto: Shutterstock

Em tempos de crise financeira, a primeira ideia que vem à mente é criar seu próprio negócio. Empreender parece ser a melhor maneira para o brasileiro que, além de buscar um meio de se sustentar em tempos de crise, também deseja ser dono de si mesmo. Vale lembrar, entretanto, que criar sua própria empresa também envolve riscos financeiros e grande investimento. O dinheiro aplicado no negócio pode levar meses e até anos parar retornar ao bolso do empreendedor.

Para aqueles que têm em mente abrir a própria empresa, entrevistamos o Eduardo L’Hotellier, fundador do GetNinjas, maior marketplace de contratação de serviços do Brasil. Ele foi eleito pela Forbes como dono de uma das empresas mais promissoras do Brasil.

Conte-nos um pouco sobre seu negócio.

Comecei o GetNinjas em 2011, quando percebi a dificuldade em se localizar prestadores de serviços de forma rápida e segura pela internet. Se por um lado os marketplaces voltados para viagens, produtos e compras em grupos estavam em alta, o mercado de serviços que movimenta R$ 2 bilhões ao ano ainda não tinha se estabelecido nas plataformas online. Na época, comprei um site indiano pré-pronto e iniciei as atividades. Entre 2015 e 2017, pudemos sentir um reflexo do crescimento do aplicativo em detrimento da crise econômica, ou seja, o aumento do número de pessoas sem carteira assinada que encontraram na informalidade uma alternativa para o desemprego. Atualmente, somos o maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, presente em mais de 3 mil cidades, com mais de 250 mil profissionais cadastrados e que registra mais de 2 bilhões de pedidos de serviços ao ano.
Quais características um empreendedor deve ter para alcançar o sucesso.

É essencial que o empreendedor esteja atento às necessidades do mercado, para identificar algo que ainda falta ou como trabalhar um serviço existente de maneira sustentável e inovadora. A principal característica para investir no próprio negócio é ter sede de conhecimento sobre o seu ramo, aprender sobre as possibilidades do mercado e sobre a concorrência. Aliado à isso o empreendedor não pode ter receio de tomar riscos, ainda que seu produto não esteja 100% do jeito que idealizou é a partir do lançamento que você desenvolverá novas ideias para seu desenvolvimento.
Quais dicas você pode dar a quem quer abrir sua própria empresa.

Um dos principais conselhos que sempre faço questão de compartilhar é de que o empreendedor não deve ter medo de compartilhar sua ideia. É importante ouvir o maior número de pessoas, pois muitas vezes você tem algo em mente, mas não necessariamente é o caminho mais rápido ou econômico para se iniciar a trajetória de seu negócio. No meu caso, decidi pela compra de um site pré-pronto por sugestão de um amigo, e foi muito melhor. Minha ideia inicial envolvia a construção do site do zero, o que teria me tomado muito mais tempo e dinheiro.
O GetNinjas foi listado para a revista Forbes como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Que mensagem você tem para os jovens que desejam empreender?

Embora empreender não seja um caminho que traga resultados a curto prazo, se você acredita em sua ideia, tenha determinação e foco. Entenda que terá que aceitar ganhar menos por um tempo, já que os resultados chegam a longo prazo. Para empreender, é preciso gostar de desafios, pois vários deverão ser enfrentados ao decorrer do caminho. O mais comum deles é o de conciliar a vida profissional e pessoal. Mas que também terá inúmeros aprendizados e você terá o orgulho de poder colher os frutos deles no futuro, quando seu negócio alcançar sucesso.